sábado, 23 de outubro de 2010

Veja, A Saga de Collor


Está entre as melhores contribuições da Revista Veja para o Desenvolvimento do Brasil e sua Democracia.

Apresento os principais episódios de "Collor, a Saga".



1. The Plague (A Praga - O mal do Brasil, Veja, ago 1987)


Em agosto de 1987, a Veja lança "A Praga" o mal maior que assolava o país. Houve repercussão nos mais respeitados veículos de comunicação do Brasil, também chamados de PIG.

















2. The Hunter (Collor - O Caçador de Marajás, Veja, mar 1988, collorido)


No semestre seguinte a Veja lança "The Hunter", sequencia do "The Plague" onde é apresentado ao público o herói da saga. Collor um político feito de grandes valores éticos e morais. Mostra cenas do herói com o Papa, seu mentor espiritual, e treinando karatê, técnica que mostrou-se fundamental na caça aos Marajás. 



 










3. Collor (Collor - O Estadista, Veja, mai 1989, collorido)


O terceiro episódio da saga, mostra o herói, não mais como "Indiana Jones", mas como um Estadista equilibrado, determinado e, principalmente, confiável.

















4. The Target (Collor - Na mira da KGB, Veja, ago 1989)

"The Target" foi lançado logo após um episódio que não fez muito sucesso no mesmo mês de ago 1989 "The Lider". Neste episódio nosso herói é vítima de um mal radical e vermelho: Brizola e sua trupe. Agora em 2010, relançaram o episódio com o nome "Little Ball", que em português foi traduzido como "Bolinha de papel leva Serra para UTI".












5. Freedom's Victory (Collor, a Vitória do Bem, Veja, dez 1989)

O que parecia o fim da Saga, era apenas o começo, depois que Collor não cumpriu os acordos de gaveta e parte da elite brasileira (a elite reacionária que não produz nada) em eterno pacto com o PIG resolve tirá-lo do poder. Para isso bastou levar luzes ao que todos os jornalistas já sabiam de velho: Collor é um corrupto.



Durante a campanha, Veja publicou um número superior de capas isoladas de Collor (sempre positivas), os demais tiveram apenas 1 capa (os candidatos de esquerda em fotos estranhas, Brizola "arrogante", Lula "atarracado e caricato").

Nenhum comentário:

Postar um comentário